Montar um diretório remoto por FTP

Sabe aquela parada que você consegue montar um diretório remoto por SSH? O SFTP? Pois então… isso também é possível de fazer com FTP. E são inúmeras e variadíssimas as situações em que você pode precisar MONTAR o seu diretório do seu servidor em sua máquina local. Uma delas, que foi a que eu precisei, é para fazer backup dos seus arquivos de forma automatizada. Em linguagem mais simples: você vai poder acessar os arquivos do seu servidor através de um diretótio local, como se estivesse acessando arquivos dentro de sua própria máquina local. Na verdade, esse diretório local estará “apontando” para o diretório do servidor, isso é o que se chama de MONTAR um diretório.

Para quem não está familiarizado com os termos: quando você espeta um pendrive em sua USB, seu sistema provavelmente irá MONTAR automaticamente essa mídia (pendrive) em um diretório, que você poderá acessar para fazer o que bem entender. Ao término das operaçõs com o pendrive, você precisa remover com segurança ou desmontar a unidade de mídia removível (o pendrive) de seu computador, isso significa desatrelar o dispositivo USB da pasta onde foi montada a mídia. O que vamos fazer aqui agora é montar não uma mídia, um pendrive, mas um diretório que se encontra no seu servidor cujo acesso se dá única e exclusivamente por FTP (o que é bastante comum). Se você usa bastante FTP, você pode estar familiarizado com o aplicativo FileZilla, que facilita bastante esse processo. Mas montar o diretório remoto em sua máquina local é uma funcionalidade que pode ajudar (e muito) em inúmeras situações, e… não tem preço! 🙂

Vamos lá!

O grande mágico aqui é um aplicativo chamado CurlFtpFS, que vai mudar a sua vida (rs). A utilização é tão simples como o conhecidíssimo mount.

Instalação no Ubuntu

Execute para instalar:

$ sudo apt-get update && sudo apt-get install curlftpfs

Pronto! 🙂

Utilização

Primeiro você vai precisar criar um diretório local vazio onde você irá montar o diretório remoto (pode substituir ftp_remoto pelo nome que quiser:

$ sudo mkdir -p /mnt/ftp_remoto

Uma vez criado o diretório, basta montar o diretório do servidor com o seguinte comando:

$ curlftpfs IP_DO_SERVIDOR_FTP /mnt/ftp_remoto -o user=usuario:senha,allow_other

A opção allow_other, como o próprio nome diz, serve para permitir que outros usuários (além do root, que será o dono do diretório local montado) possam acessar os arquivos dentro do diretório. Caso você não tenha interesse nisso, apenas exclua essa opção:

$ curlftpfs IP_DO_SERVIDOR_FTP /mnt/ftp_remoto -o user=usuario:senha

E aproveite!! Execute um “$ ls -l /mnt/ftp_remoto” (sem as aspas e o cifrão) para ver os arquivos dentro do diretório. Para desmontar o diretório, execute o seguinte comando:

$ sudo fusermount -u /mnt/ftp_remoto

Execute um “$ls -l /mnt/ftp_remoto” (sem as aspas e o cifrão) para conferir se o diretório está novamente vazio. E feito! 🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: