A PRINCIPAL NOTÍCIA DO DIA – The really big news

Tafuia, véio!!! Feliz aniversário! 😀

156015_859791627373372_551177714955159164_nQuero compartilhar aqui com vocês a GRANDE NOTÍCIA de verdade, notícia que realmente IMPORTA, principal manchete de hoje: é o aniversário do Elias Silveira, meu pai, progenitor, meu “véio”! 😀 hehe E eu estou cá longe, sem poder lhe dar aquele abraço e tomar os mates rindo das nossashistórias 😦 Mas se é assim, vai uma homenagem por aqui, que seja um mínimo! 🙂 Meu herói… exemplo de homem, cidadão, policial, militar, pai, é o meu heroizão de verdade! haha 😀 Passei o dia lembrando dele hoje, e essa frase “é o meu herói, né..” falei pra uns colegas aqui lembrando das histórias.. rs Isso só pra deixar claro que isso não é “marketing social de facebook” haha O véio é o cara! rs

As frases célebres que ele sempre diz a gnt nunca esquece. Quando algo dá errado, ou quando tudo mesmo dá errado, parece que a gente tá sempre no prejuízo, ele só diz a mesma frase, com a maior calma (só dele) e aquela voz rouca (rsrs) que todo mundo conhece: “Tem mais Deus pra dar que o diabo pra tirar”. Outra frase que sempre lembro, e que ultimamente tem sido bem vívida pra mim, pois desde que vim pra São Paulo – apesar dos muuuitos prejuízos e das tantas vezes que precisei ouvir que “tem mais Deus pra dar que o diabo pra tirar” (rs) – muita coisa boa tem acontecido, e uma em complemento da outra, como para me assegurar: “você está no caminho certo”; é que ele diz: “Quando as coisas são de Deus, é bem assim ó: dá tudo certinho, como se fosse uma engrenagem” – e faz com as mãos e os dedos uma engrenagem, dando a entender que “não fica nada sem resolver, nenhum espaço em branco, nada solto”.. hehe.

Além das frases, tem os versos. Sim, o véio é uma fonte de cultura!!! Os versinhos que ele canta pra mãe dentro de casa: “Lá vem um trenzinho / Carregadinho de flor / Também sou pequenininho / Carregadinho de amor.” E vamos ser sinceros, que ele é pequenininho todo mundo sabe e não dá pra negar MESMO… rs. E os versinhos bem humorados, de gaúcho valente: “Quem quiser saber meu nome / Dê uma volta no galpão / Que o meu nome tá gravado / Na folha do meu facão.” E vários outros que nem lembro.

Uma das histórias que lembrava esses dias é de uma vez que tivemos um incidente de carro, indo para o interior do interior do Rio Grande do Sul (para Caroví, um distrito de Santiago, onde a gente morava). Nós andávamos num Opala Comodoro (carro forte e muito bom de estrada, grande e pesado, quem conhece e já teve dá valor.. hehe), e vínhamos numa velocidade boa, talvez uns 60 km/h, numa descida de estrada de chão. Num calombo da estrada, o carro saltou e caiu em cima de umas pedras soltas da estrada: meu pai girou e girou o volante, lidou com os pedais, o carro deu uma volta de 360 graus completa, escorregando estrada abaixo, e parou bem certinho na estrada, perfeitamente posicionado, bastanto arrancar e seguir viagem.

[Quando lembro dessa história, lembro de uma outra que li há anos atrás, quando em um navio que enfrentava uma tremenda tempestade, tinha um menino que ria e ria milhões, enquanto todos os demais apavorados, e o capitão lhe pergunta: “garoto, vc está rindo de quê? não está vendo a tempestade que estamos passando? estamos sob perigo!!” E o garoto respondeu: “Não se preocupe, capitão! É meu pai que está no leme!!” Essas duas histórias andam juntas na minha memória, porque, de verdade, minha reação na hora foi essa: eu ria pra caraca! haha]

Tinha um pastor com a gente no carro, e um outro irmão de nossa igreja que ia também para pregar nesse lugar onde íamos, e os dois ficaram apavorados (eu achei tudo normal e divertido!! kkk rsrs). O pastor ficou esticado no banco, e o outro que estava comigo no banco de trás tava “branco” (rs). Quando o carro parou, o pastor disse, devagar e meio rindo: “irmão Elias… nos queremos chegar lá!” 😀 Até hoje rimos lembrando dessa história! Eu achava o máximo.. afinal, não tinha perigo nenhum, meu pai tava no volante!!

Podia contar aqui milhões de outras histórias, as histórias de polícia, de trabalho social e cristão, e as muitas outras que demonstram o caráter e a ABNEGAÇÃO desse meu velho, que é capaz (isso é verdade, mesmo) de andar descalço e mal vestido num frio e chuva, pra gente andar bem vestido e calçado. Ainda assim não diria tudo o que admiro nesse véio, que é, realmente, o “meu véio”. É assim que eu chamo ele desde que eu tinha uns onze anos de idade e a gente fazia argamassa, plantava amendoim, esticava cerca, metia o carro nos barranco (tá, essa parte era só minha kkk).. rs

Mas, falei das frases, dos versos, da argamassa, e não podia deixar de falar na PALAVRA, que é a palavra do véio, todo mundo sabe (rs), que aliás surgiu numa de nossas “argamassa”: TAFUIA, VÉIO! O verbo TAFUIAR, mais tarde descobri, tem no dicionário!! Quer dizer: “toca ficha, vamo lá”, é um incentivo, um “bora!!” hehe. A graça da história é que, fora de contexto, minha mãe pega a gnt fazendo massa e o véio mandando eu “tafuiar” a água (ou sei lá o que era) dentro da massa, sendo que não era pra fazer isso… aí a gnt começou a rir, e a mãe, sem entender perfeitamente o significado do verbo de nosso vocabulário peculiar (kkkk), fez uma cara de desaprovação: “humpf! sei muito bem o que vcs tão pensando!” 😀 haha

A saudade é grande dos meus velhos! Deu pra escrever até bastantinho.. kkk hehe Mas fica isso. E a música do Russ Taff (http://letras.mus.br/russ-taff/1546045/), que fala sobre essas coisas: a gente se preocupa com tanta notícia, política, saúde, esportes… mas as verdadeiras grandes notícias são as que estão mais perto da gente! 🙂 Uma pequena homenagenzinha, de LEVE, pro meu veião nesse dia dele! Pra terminar, vai aí uma musiquinha pra gente cantar junto, véio: “Tordilho Negro” 😀 huahua 😀 Bjãão!

Uma resposta

  1. Que lindo! Teu pai merece esta homenagem..o tio Lica como chamam os sobrinhos incuindo os meus filhos é uma pessoa querida e está no nosso coração, Parabéns e que nosso Deus lhe abençoe grandemente! Bj.

Deixe um comentário

