Instalar o Microsoft Office 2010 no Ubuntu 13.10 ou 14.04 com o PlayOnLinux

Olá! Pois é, o Ubuntu é uma maravilha, mas… muita gente ainda não abandona o Windows pelos apps que são muito bons. O pacote Office da Microsoft, convenhamos, é uma coisa boa que a Microsoft produziu… rs. Como eu faço bastantes edições de trabalhos acadêmicos e outros documentos, tenho consciência de que o Microsoft Office tem muito mais ferramentas e facilidades de edição de documentos que o LibreOffice. No entanto, preciso usar o Windows pra isso?… 😦 Graças ao PlayOnLinux e ao Wine, não!! 🙂 Vamos lá!

O PlayOnLinux é um aplicativo que facilita a instalação e a utilização de softwares feitos para Windows em um ambiente Linux. O Wine é uma camada de compatibilidades que permite executarmos aplicativos Windows no Linux: não é um emulador porque não simula a lógica interna do Windows, mas traduz as chamadas API do Windows, o que torna seu desempenho bastante elevado. O PlayOnLinux utiliza o Wine, só que o PlayOnLinux facilita o trabalho de instalação: por exemplo, para instalar o MS Office são necessárias algumas instalações de fontes e dll que o PlayOnLinux faz automaticamente.

Vejamos. Primeiro você deverá instalar o wine e o playonlinux, muito fácil, pela linha de comando:

$ sudo apt-get install wine playonlinux

Se a sua máquina e seu sistema forem de arquitetura 64 bits, como foi o meu caso, você precisará instalar o wine 32 bits:

$ sudo apt-get install wine:i386

Tenha em mente que você precisará, obviamente, ter os arquivos de instalação do Office (eu utilizei um torrent para baixar) 32 bits, pois o 64 bits não irá rodar com o wine. Depois disso, você deve executar o playonlinux (deve estar no menu Jogos, ou você pode executar no terminal):

$ playonlinux

Irá abrir a janela do PlayOnLinux, observe que já tenhos os aplicativos do Office instalados:

playonlinux

Por favor, desconsidere os efeitos de transparência que fizeram aparecer as outras janelas no meu snapshot.. rs. Aí você deve clicar em “+ Install a Program”, e é intuitivo: selecione “Office” -> “Microsoft Office 2010”, e “Install” e tudo dará certo!

playonlinux1

playonlinux2

Aí é só seguir o padrão de instalações do Windows: next, next, next… rs. Quando iniciar o Office, é interessante de escolher a opção Não fazer alterações (na pergunta sobre atualizações). Se tudo der certo, você terá, no seu Ubuntu, o Microsoft Office rodando perfeitamente (no meu caso rodou até mais rápido que no Windows que veio instalado no meu notebook):

excel_start

 

excel_ubuntu

O PlayOnLinux irá criar atalhos na área de trabalho e no menu Office, mas isso pode falhar (a criação no menu, não faço idéia porquê.. rs). Caso você queira criá-los em outro lugar, é interessante saber que os ícones ficam no diretório “~/.PlayOnLinux/icones/fullsize/” – para conseguir usar os ícones é preciso adicionar e extensão PNG – e os comandos para executar os programas ficam assim (preste atenção nas maiúsculas e minúsculas, veja o OneNote e o Powerpoint):

$ /usr/share/playonlinux/playonlinux –run “Microsoft Excel 2010” %F

$ /usr/share/playonlinux/playonlinux –run “Microsoft OneNote 2010” %F

$ /usr/share/playonlinux/playonlinux –run “Microsoft Outlook 2010” %F

$ /usr/share/playonlinux/playonlinux –run “Microsoft Powerpoint 2010” %F

$ /usr/share/playonlinux/playonlinux –run “Microsoft Word 2010” %F

É isso! Espero não apanhar muito da comunidade… rs Mas aí está, e creio ser bastante útil. Abraços!

 

20 Respostas

  1. Vinícius Ludwig Barbosa | Responder

    Deixa eu ver se entendi. Instalando softwares do Windows no Linux, eles terão mesmo desempenho? Independente se eu instalei ele com o Playonlinux ou direto com o Wine.

    A diferença é apenas a facilidade de instalação?

    1. Na verdade, não. O playonlinux é usado para executar os programas também (observe os comandos dos atalhos), mas o desempenho, na prática, é o mesmo. No meu caso, o Office teve um desempenho muito melhor no Linux, mas isso se deve principalmente ao desempenho do próprio sistema operacional.

  2. muito útil, obrigado.

  3. e tem como instalar o office 2013?

  4. Fala aí, meu amigo!
    Eu atualizei meu windows para o windows 10.. meu HD tinha quebrado e eu comprei um SSD de 128 GB pra não desembolsar tanto dinheiro num novo PC, uma vez q meu notebook já tem 3 anos e queimou uns 3 HDs.. decidi tentar comprar um HD novo ao invés de colocar outro usado.. rs..
    Eu instalei o windows 8.1 e algum tempo depois recebi a atualização para o windows 10.
    Mas eu vi um vídeo falando muito mal da segurança do win 10. Cara, fica balançado aqui… rs Mas meu notebook tá rodando mto bem.. Fiquei dividido.. não sei se devo voltar a usar o Linux… mas o meu problema é esse mesmo do Office 2013 ser mto bom!
    E é a principal finalidade do meu notebook..
    O que vc me aconselha ?
    Abrç

    1. Salve, Kaio!!
      Cara, instale o Linux Mint e o Microsoft Office com o PlayOnLinux 🙂

      Linux é SEMPRE melhor em segurança. É mais ou menos assim: https://jetervaz.files.wordpress.com/2015/09/5306_1028188100559221_8437255592547575197_n.jpg

      😀

      Abração!

      1. Funciona no Linux Ubuntu?

        obg

      2. Funciona, sim, Alessandro! 😉

  5. Olá Jeter , eu instalei o pacote Office no meu desktop e todos os programas estão funcionando perfeitamente, meu unico inconveniente é com o Outlook.
    Quando insiro os dados da minha conta de email ele pede pra instalar o Outlook Conector mas sempre que tento instalar ele dá erro.

  6. Boa tarde Jeter! Obrigado pela dica. Eu preciso do office por causa da empresa em que trabalho. Estou usando esta instalação no meu ubuntu há aproximadamente um mês, mas nos últimos dias tem aparecido uma mensagem dizendo que a cópia do office não está ativada. Como posso deixar o office ativado no ubuntu? Obrigado.

  7. Recebi uma mensagen de erro. Error in main
    Please install winbind before installing Microsoft Office 2010
    Meu sistema é o Ubuntu 15.10

    1. Poxa, o ubuntu 15.10 é meio bugado, estava usando normalmente, do nada o terminal parou de abrir, insisti durante 1h mas nada do terminal voltar… Voltei para o 14 lts e não tive mais problemas. 🙂

  8. Jorge, Kalebe! 😀 O post aqui eu usei o nome do Ubuntu, mas eu uso no meu computador pessoal o Linux Mint, que é baseado no Ubuntu, mas eu acho muito mais tranquilo de usar. Já vem com vários softwares proprietários que a gente acaba precisando instalar manualmente numa instalação do Ubuntu. Eu curto pacas. E é muito mais leve. Fica como sugestão! 🙂 Uso o Mint com a aparência daquele gnomezão antigo lá de 2007/08 por aí hahaha o/

  9. Instalei, mas não aparece onde deveria estar instalado e nem para executar no playonlinux. Quando tento reinstalar diz que já está instalado, mas quando vou no local que diz que ficará não tem nada.

    1. Gustavo, por favor, descreva melhor o erro que está retornando pra você. Se quiser, pode me enviar um email com prints da tela para jetervaz@gmail.com. Abraço!

  10. Olá

    muito obrigado pelo tutorial. ja tinha tentado diversas formas de outros sites sem sucesso. com esses passos consegui instalar o MSoffice. mas tem um porém. Ele não veio com a fonte times new roman. veio com as pré-configuradas do ubuntu. como instalo as fontes? preciso muito dela pois trabalho com textos acadêmicos.

    obrigado!

    1. Olá Vinicius, instale as fontes usando o seguinte comando:

      sudo apt-get install msttcorefonts

      Se não der certo, retorne o erro que resolvemos! Abraço!

  11. Estou com um pequeno problema, deu tudo certo na instalação, mas quando vou imprimir algo, informa que a impressora não está instalada, lembrando que isso só no office, para qualquer outra a impressora, funciona normal.

    1. Rodrigo Palácio de Azevedo | Responder

      Tambem estou com o mesmo problema. Alguem tem solução?

Deixe um comentário

